terça-feira, 17 de setembro de 2013

500 inscritos se apresentam ao V Encontro:veja a sequência histórica das temáticas


 I Encontro Brasileiro de Educomunicação ocorreu em maio de 2007, numa parceria entre o NCE da USP e o Grupo Estado, no contexto da publicação de uma página semanal no “Jornal da Tarde”, abordando temas do currículo do Ensino Fundamental a partir da perspectiva educomunicativa (80 dessas produções, de página inteira, foram veiculados aos domingos, entre 2006 e 2007). Já o II Encontro (agosto de 2010) visava apresentar ao público os primeiros cursos de graduação em Educomunicação aprovados por universidades brasileiras: a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e o Bacharelado em Educomunicação da UFCG. O evento discutiu, entre outros temas, o perfil do profissional a ser formado.


LINHA HISTÓRICA DOS ECONTRO S DE EDUCOMUNICAÇÃO

Ano
Evento
Local
Tema
2007
I Encontro
Auditório do Grupo Estado
Educomunicação: experiências aplicadas
2010
II Encontro
ECA/USP
Educomunicação: diálogo entre sociedade civil e universidade
2011
III Encontro
ECA/USP
Uma década de Educomunicação
2012
IV Encontro
Auditório da Paulinas Editora
Protagonismo sem Fronteiras
2013
V Encontro
Sede da FAPCOM
Educação midiática e políticas públicas

O III Encontro, ocorrido nos primeiros dias de dezembro de 2011, teve como tema “Uma década de Educomunicação”, fazendo alusão à consolidação do conceito ao longo dos primeiros dez anos do século XXI. O IV Encontro, em outubro, de 2012, centrou-se no tema: “Protagonismo sem Fronteiras”, analisando, com a presença de especialistas de todo o país, o reconhecimento que o conceito e sua prática haviam obtido na América Latina e mesmo na África (com destaque para Burkina Fasso e Guiné Bissau), por obra de organizações da sociedade civil e da universidade. Circulou neste evento a informação de que a CAPES havia registando a produção, no Brasil, de 85 pesquisas de mestrado e doutorado relativas à Educomunicação.

Cobertura Educomunicativa
 Finalmente chegamos ao V Encontro que está voltado  para o tema educação midiática – uma das práticas em que o Educomunicador se envolve em seu cotidiano – buscando identificar e valorizar os esforços do sistema público de ensino e da iniciativa privada no sentido de pautar a relação entre o universo educacional, formal e não formal, e o sistema midiático, em benefício do protagonismo do público consumidor, convertido, mediante uma gestão compartilhada e democrática da novas mídias, em público socialmente capaz de dialogar e construir suas próprias pautas de comunicação.
Esse texto faz parte das entrevistas que o coordenador do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação, Prof. Ismar de Oliveira Soares, concedeu a Marcus Tavares, editor da revista planetapontocom, do Rio de Janeiro, com o título “Vem aí a quinta edição do Encontro Brasileiro de Educomunicação”.

Teresa Queiros (Peru) e Liana Gottlieb (Brasil) - Terceiro Encontro


Inscritos chegam a 500. Todos os palestrantes confirmaram presença
Um total de 500 profissionais e pesquisadores da educomunicação participarão V Encontro, a ser realizado no campus da FAPCOM (Vila mariana, São Paulo). Todos os 130 especialistas relacionados no programa como conferencistas e palestrantes confirmaram presença.  Teremos, ainda, a participação de 55 crianças que estarão promovendo a Cobertura Educomunicativa dos três dias do evento.


Cobertura Educomunicativa
Transmissão via IPTVUSP
A Universidade de São Paulo fara a transmissão do evento via videoconferência, pelo IPTVUSP.  Serão transmitidas as a sessão de abertura, no dia 19, as 19hs, bem como as mesas redondas, nas manhas dos dias 20 e 21, a partir das 9hs da manha. Nas tardes dos dias 20 e 21, a partir das 14hs, serão realizadas entrevistas com os expositores e participantes.
Simultaneamente uma equipe de cinegrafistas e jornalistas estarão colhendo material para a produção de um vídeo institucional. Coordenarão estas atividades a jornalista Antônia Alves e os videomakers Luiz Henrique Altieri e Carolina Pedrosa.
Endereço do IPTVUSP é http://iptv.usp.br/portal/home.jsp. Para assistir as transmissões não é necessário login.




Nenhum comentário:

Postar um comentário