sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Conheça os palestrantes da mesa redonda:

Educomunicação nas políticas públicas de Educação


Esta mesa discute a construção de espaços públicos para a expressão de crianças e jovens analisada a partir das perspectivas que se abrem pela atuação de um organismo internacional na área da cultura, bem como a partir de projetos em desenvolvimento na área da educação

Mediador: Ismar de Oliveira Soares


Adauto Cândido Soares é graduado em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (1989), especialização em Análise e desenvolvimento de sistemas de Tecnologia da Informação (1990),  graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (1998)  e mestrado pela Universidade de Brasília – UnB no Programa de Pós-Gradução da Faculdade de Educação na área de concentração de comunicação e educação (2009). Atua no escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, em Brasília, há 11 anos ocupando hoje o cargo de  Coordenador do setor de Comunicação e Informação. Tem experiência no desenvolvimento, implantação e execução de políticas públicas. Trabalha  na área de desenvolvimento e gestão de projetos das áreas de inovação na educação, comunicação e informação. Pesquisa tecnologias de informação e comunicação na educação e na arte.


Fernando José Almeida - Diretor de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal de Educação  de São Paulo. É docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) tendo sido secretário municipal de Educação de São Paulo (2001-2004). É o responsável pela coordenação das diretrizes pedagógicas que norteiam as escolas e profissionais da Rede Municipal de Ensino da capital que conta com 84 mil educadores e quase 1 milhão de alunos.
O Prof. Fernando Almeida foi o responsável pela acolhida da proposta do NCE/USP no sentido de se criar e implantar o Educom.rádio, em 2001. Em outubro de 2012, recebeu o Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação, durante o IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, promovido pelo NCE/USP, no auditóiro das Paulinas, na Vila Mariana, São Paulo.


Cíntia Inês Boll - Servidora federal em exercício na Secretaria de Educação Básica-SEB/MEC desde maio de 2013 é professora no Departamento de Estudos Especializados-DEE na Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela também Faculdade de Educação-FACED, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Professora no Ensino Fundamental desde 1986 pela Escola Estadual Dom Diogo de Souza, Porto Alegre-RS, e no Ensino Superior desde 2000, atualmente tem como foco estudos em Formação de Professores, Educação Integral e Enunciações Estéticas na Cultura Digital.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONHEÇA OS PALESTRANTES DA MESA REDONDA

Educomunicação e a construção de espaço público 

para crianças e jovens 

Esta mesa volta-se para a necessidade da construção de espaços públicos na mídia para crianças e jovens. O tema é analisado na confluência entre o esperado e o possível, trazendo a pesquisa e a prática institucional de canais de TV.


Marcus Tavares é doutor em Educação pela PUC-Rio. Jornalista na área de educação e mídia há 15 anos. Professor da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab), do Núcleo Avançado em Educação (Nave - Colégio Estadual José Leite Lopes) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Colunista do Jornal O DIA. Membro da Rede Kino. Integrante do Grupo de Educação e Mídia da PUC-Rio (Grupem). Editor da revistapontocom, revista digital de midiaeducação da Oscip Planetapontocom.



Eduardo Castro é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Fez cursos de rádio e telejornalismo na Voz da América (VOA) e NPR, e estágios na CNN (Atlanta, 2005) e BBC (Londres, 2006). Em 20 anos no jornalismo  esteve em mais de 40 países e 20 Estados brasileiros como enviado especial, tendo participado de coberturas de eventos como os atentados de 11 de setembro (2001), o massacre de Eldorado dos Carajás (1996) e as eleições em Ruanda (2010). No final de 2011 foi nomeado pela Presidência da República o diretor geral da EBC, com sede em Brasília/DF, com a missão de colaborar com a construção da comunicação pública no Brasil.


Lúcia Araújo, jornalista, foi editora do jornal local da TV Bandeirantes, bem como editora chefe do Jornal da Globo, da TV Globo. Em 85 e 86 esteve na TV Cultura. Integrou a equipe do Programa “Gente que Faz”, em sua primeira fase como profissional da produtora TV1. Em 92, voltou a TV Bandeirantes para reformatar o Jornal da Band e em seguida assumiu o cargo de chefia de todos os programas jornalísticos da emissora. Em 96 e 97 coordenou as séries de documentários “3Xleila” e “50 anos de Brasil: a história de todos nós” para o canal GNT, da Globosat, e o Projeto Tom da Mata para a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura. Em 98, trabalhou com a CNBC - o canal financeiro da rede NBC. Em 1999, assumiu a Gerência Geral do Canal Futura, no Rio de Janeiro, passando a implementar práticas educomunicativas.

Esta mesa redonda acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h00 da manhã.
Venha participar: Rua major maragliano, 191 - Vila Mariana (Estação Ana Rosa do Metrô).

sábado, 24 de agosto de 2013

Educomunicação é discutida na Colômbia e no México


Em dois eventos, ocorridos simultaneamente, nas cidades de Pereira, Colômbia, e Chihuahua, México, entre 19 e 23 de agosto de 2013, o tema da educomunicação foi discutido a partir de palestras ministradas, respectivamente, pelo coordenador do NCE/USP, Ismar de Oliveira Soares, e pala pesquisadora e aluna de doutorado, Luci Ferraz de Mello.

Durante o seminário da Colômbia, um dos momentos significativos de diálogo entre a experiência do NCE/USP e a prática colombiana na área ocorreu a partir da palestra  do Prof. José Aladier Salinas, da Secretário de Educação de Bogotá, para quem a preocupação das autoridades é a de preparar os jovens para a convivência num pais que discute a “construção de uma paz duradoura”. Para Salinas, a educomunicação poderia representar o caminho mais adequado. Adiantou que sua secretaria vem se perguntando, desde 2005, sobre a colaboração da comunicação para a transformação e a otimização dos processos de ensino e aprendizagem. Explicou que Bogotá chegou a desenvolver inúmeros projetos de uso criativo de mídias, porém com muita descontinuidade, gerando um desânimo, o que levou a uma opção pelas tecnologias educativas descontextualizadas da realidade existencial dos estudantes. Frente a este fato, explicou Salinas: "A secretaria decidiu refletir sobre as possibilidades que uma visão processual, e não factual, da educomunicação poderia estar oferecendo, na promoção de uma relação mais próxima da escola com seu contexto sociocultural, como aconteceu em São Paulo, Brasil, com o Educom.rádio, transformado em política pública".

O seminário Internacional de Pereira, contou, ainda, com a presença da peruana Maria Teresa Quiroz, do mexicano Guilhermo Orozco, do colombiano Carlos Eduardo Valderrama e do brasileiro Ricardo Alexino Ferreira. Coube ao Prof. Alexino ministrar um curso de seis horas sobre Etnomidialogia aos alunos da Licenciatura em Comunicação e Informática Educativa.

A Educomunicação em debate na Colômbia


Esta é a terceira vez que o NCE/USP se faz presente em eventos sobre educomunicação, na Colômbia, a partir da presença do coordenador do Núcleo. A primeira ocorreu em 2011, em Medellin, em evento implementado pela coordenação das doze escolas salesianas de ensino básico da Colômbia; a segunda vez ocorreu em 2012, com uma conferência sobre o tema educomunicação, promovido por um pool de cinco universidades, sob a coordenação da Universidade Pedagógica Nacional, em Bogotá. O atual encontro (agosto de 2013), na cidade de Pereira, na “zona cafetera” da Colômbia, foi promovido no contexto de um convênio que aproxima a Licenciatura de Educomunicação da ECA/USP e a Licenciatura em Comunicação e Informática Educativa, da Universidade Tecnológica de Pereira. A partir da última atividade, que consolida o convênio USP/UTP, abre-se um caminho para uma relação mais intensa entre Brasil e Colômbia.

O NCE/USP no México

O Simpósio Internacional sobre a inovação e o futuro da educação média e superior no México, ocorrido na cidade de Chihuahua, México, teve como preocupação a aproximação das tecnologias aos programas de ensino, numa sociedade midiática. O evento reuniu 2.400 inscritos, originários de 91 instituições de ensino público do México.

A presença da pesquisadora brasileira no  evento mexicano decorreu de um convite dos organizadores no sentido de ser apresentada a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação da USP na reflexão em torno do uso das tecnologias no ensino, a partir de uma perspectiva educomunicativa. O NCE retorna ao México entre 21 e 25 de outubro para um encontro com pesquisadores de comunicação educativa. No caso, o Prof. Ismar representará o Núcleo de Comunicação e Educação.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EDUCOMUNICATIVOS ENCERRAM DIA 30/08

 



Até o dia 30 de agosto você pode inscrever Relatos de experiências ou Pôster sobre trabalhos e iniciativas educomunicativas desenvolvidos. 
Entre na aba de "Apresentação de trabalhos educomunicativos" e faça a sua inscrição!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013


O V Encontro Brasileiro de Educomunicação, que acontece dias 19 a 21 de Setembro, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM, em São Paulo, está ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais e blogs de seus associados, parceiros e público interessado pela Educomunicação.

São retuítes de mensagens, postagens no Facebook ou textos de divulgação criados a partir do blog do evento (http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/) e da ABPeducom (abpeducom.blogspot.com), uma das organizadoras do encontro.

O tema deste ano do encontro é "Educação Midiática e Políticas Públicas" e o evento contará com painéis, mesas-redondas e oficinas. O público poderá também conhecer melhor a ABPEducom e associar-se à entidade.

Veja abaixo alguns profissionais que estão contribuindo com a divulgação do V Educom e entre você também nessa ciranda!!!

Postagens no Facebook:

Perfil da educomunicadora Antônia Alves Pereira


Perfil da educomunicadora Silene Lourenço

Perfil do educomunicador Delcimar Ferreira


Perfil da educomunicadora Maria Rehder

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SME destaca práticas educomunicativas


Uma matéria sobre a participação de gestores, professores e alunos da rede municipal de educação é conteúdo da primeira página do portal da Secretaria de Educação da PMSP, com direito a página especial. 





Alunos repórteres participantes do projeto Imprensa Jovem das escolas de ensino fundamental, professores e gestores de tecnologia da rede municipal de São Paulo,  participarão do V Encontro Brasileiro de Educomunicação Educação Midiática e Políticas Públicas, de 19 a 21 de setembro.
O Evento tem como objetivo reunir os profissionais responsáveis por programas de Educação Midiática e por pesquisas na área de tecnologia, para reflexão sobre os caminhos que já foram percorridos e planejar novas ações.
Carlos Lima, professor responsável pelo programa "Nas Ondas do Rádio", da Secretaria Municipal de Educação - SME, participará da mesa de discussões. No próximo dia 20 de setembro Carlos falará sobre o tema “Produção de mídias por jovens e crianças nos processos educativos: Nas Ondas do Rádio e Imprensa Jovem”.
Também representando a SME, no dia 21 de setembro, Jane Reolo, gestora de Informática Educativa da Divisão de Orientação Técnica, destacará alguns projetos desenvolvidos nas escolas municipais da cidade de São Paulo que abordam práticas educomunicativas na informática educatica.

Conheça a programação do evento pelo site educomunicacao2013.blogspot.com.br.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

FAPESP E INTERCOM  discutem  pioneiros da pesquisa em comunicação



Os debates se realizam ao longo dos meses de agosto  e setembro, no contexto do Ciclo de Conferências “50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo”. A promoção é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com  a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM).
Sobressai, nessa iniciativa, o fato de que dez das obras revisitadas tiveram como autores, quando produzidas,  pesquisadores de um mesmo  espaço acadêmioco: o Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, o mesmo responsável, hoje, pela Licenciatura em Educomunicação.
São eles: Ismar de Oliveira Soares (Sociedade da informação ou da comunicação?), Cristina Costa (Censura social e comunicação),Adilson Citelli (Palavras, Meios de Comunicação e Educação), Solange Couceiro (O Negro na Televisão de São Paulo), Virgilio Noya Pinto (Comunicação e cultura brasileira), Maria Aparecida Baccega (Palavra e discurso: história e literatura)M. Immacolata V. Lopes(O rádio dos pobres), Maria Nazareth Ferreira (A imprensa operária no Brasil), Elza Ajzemberg (Comunicações e Artes em tempo de mudança), Waldenyr Caldas (O Acorde na aurora), Luiz Roberto Alves (Trabalho, cultura e bem comum)
Veja a programação completa, com os locais, dias e horários das aparesenteações e debates sobre as obras paradigmáticas da pesquisa em comunicação no Estado de São Paulo http://www.fapesp.br/ciclocomunicacao

terça-feira, 13 de agosto de 2013

 EDUCOMUNICAÇÃO

A educomunicação é uma prática social que tem como resultado o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil no uso das tecnologias para o exercício do direito universal à expressão. Visível nas ações do movimento social, em toda a América Latina, através da comunicação alternativa e da educação popular, o conceito tem como seu principal desafio, no momento, legitimar-se junto às políticas públicas, para beneficiar, num país como o Brasil, um público hoje representado por um total aproximado de 50 milhões de estudantes do ensino básico. No Brasil, a educomunicação tem sido levada a setores sociais voltados para as áreas da educação em saúde, em sustentabilidade e em meio ambiente, através de ações que fortalecem o emprego de procedimentos dialógicos e participativos de comunicação. O esforço para difundir a educomunicação tem sido assumido, no Brasil, especialmente pela Universidade de São Paulo, que organiza, em São Paulo, o V Encontro Brasileiro de Educomunicação, entre 19 e 21 de setembro de 2013.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Criadora de graduação sobre Mídia na Educação, na PUC-Rio, participará do V Encontro



A Professora Rosália Duarte, do Departamento de Educação da PUC-Rio, responsável  pela criação naquela universidade de um curso de graduação, em nível de bacharelado, sobre Criação e Gestão de Mídias em Educação aceitou convite do Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador da Licenciatura em Educomunicação da USP, e será uma das palestrantes do V Encontro.
As aulas do novo curso iniciaram em agosto, após o vestibular de inverno. Um espaço de 200m² está sendo construído para atender a primeira turma de 30 alunos e uma nova estrutura de ensino. Segundo a diretora, o curso resultou de três anos de discussões e encontros com representantes do mercado de trabalho e de diferentes cursos universitários.
Veja entrevista com a professora Rosália Duarte, concedida a Marcus Tavares do Planetapontocom.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vejam que iniciativa legal: 

FESTIVAL ENTRETODOS


O 6º Festival de Curtas Metragens em Direitos Humanos - Festival "ENTRETODOS" acontece anualmente desde 2007.  Neste ano ele se realizará durante as comemorações da "Semana dos Direitos Humanos", entre os dias 09 e 13 de dezembro de 2013 e terá ênfase em seu caráter educativo.
São Paulo foi o primeiro município da América Latina a ter um órgão governamental para proteção e promoção dos direitos humanos, a Secretaria Especial de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que com apoio de outras Secretarias, entre elas a Secretaria Municipal de Educação, promove ações na cidade visando preservar a dignidade de qualquer ser humano. 
Nesse contexto, o Festival incentiva a produção cultural e participação social, proporcionando exibições, oficinas e atividades que estimulem a reflexão sobre os Direitos Humanos.
Estudantes, professores, pais, artistas amadores e profissionais poderão inscrever curtas metragens com duração máxima de 25 minutos, captados em qualquer formato, incluindo vídeos e animações feitos por câmeras em celulares, câmeras digitais e em película 16 mm, 35 mm e Super 8mm, com a temática de Direitos Humanos.

Leia o regulamento em http://www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/noticias/regulamentoENTRETODOS.pdf e prepare seu material, pois as inscrições gratuitas para professores, alunos e pais estarão abertas de 15 de setembro a 15 de outubro pelo site www.entretodos.com.br

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Hoje (08 de agosto) seria o aniversário do nosso querido Pablo Ramos. Vamos homenageá-lo no V Encontro Brasileiro de Educomunicação e desse modo ele e toda a sua luta pela educomunicação e pelo audiovisual para crianças e jovens continuará viva. Que viva Pablo Ramos!



Conheça a trajetória de Pablo ramos:
http://www.telegrafo.com.ec/cultura1/item/la-educomunicacion-pierde-a-un-gran-activista-y-mentor.html

Eliany Salvatierra

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

QUINTO ENCONTRO DE EDUCOMUNICAÇÃO TERÁ OFICINA COM  CINEMAÇÃO
As experiências de produção de filmes em micro-metragem com máquina de celular, desenvolvidas na Bahia com o projeto Cinemação, estão na programação do Quinto Encontro de Educomunicação. 

O encontro é promovido pela Universidade de São Paulo (USP) e este ano será realizado no final de setembro, nos dias 19, 20 e 21 com participação de pesquisadores de diversos estados do Brasil.

A oficina com a modelagem do Cinemação vai ocorrer no dia 20, no expediente da tarde (13h30 - 18h30). Os participantes vão debater os processos de construção do Cinemação, avaliar os micro-filmes produzidos na Bahia e em seguida realizar também uma produção utilizando suas filmadoras de celular.

Com o tema Educação midiática e políticas públicas, o evento amplia as discussões sobre novas práticas educomunicativas com uma grande diversidade temática, envolvendo redes, internet, liberdade de expressão, formação educomunicativa, mídia e educação. 

As exposições serão apresentadas através de palestras, painéis e oficinas (Veja programação aqui <http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/p/
apoio.html>).

A educomunicação é a construção de práticas reflexivas em educação e ativismo social tendo as tecnologias como instrumentos para protagonismo e empoderamento coletivo.

Foi com este objetivo que as modelagens do Projeto Cinemação foram desenvolvidas dentro da Redepect, no mestrado de Educação da Universidade Federal da Bahia e aplicadas na rede pública do estado, em escolas de tempo integral.

Após experimentação na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (2010-2011), o Cinemação ganhou reconhecimento internacional, ao ser selecionado como melhor-mídia educação na Convocatória Nacional de Arte Educação, Cultura e Cidadania no Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2010 (veja reportagem da Tribuna da Bahia <http://www.tribunadabahia.com/.
br/2010/03/15/cinema-no-celular-projeto-baiano-tem-repercussao-internacional>